ADO.NET ENTITY FRAMEWORK
O ADO.NET Entity Framework é a principal ferramenta para mapeamento objeto/relacional já criada pela Microsoft. Engloba:
- Entity Data Model ((EDM), modelo conceitual de dados que pode ser usado para modelar os dados de um domínio particular de forma que as aplicações podem interagir com os dados como se fossem entidades ou objetos. Logo as entidades são instâncias de tipos das entidades).
Aplicações que usam o EDM definem entidades e relacionamento no domínio da aplicação em um esquema que é usado para construir classes programáveis que são usadas pela código da aplicação. O EDM efetua a transferência dos dados em objetos para dados armazenados no banco de dados relacional e vice-versa.
- Mapping Provider para o ADO .NET e LINQ to Entity (L2E), que junto com EDM, são ferramentas usadas para realizar o mapeamento objeto relacional O/RM (técnica de desenvolvimento utilizada onde as tabelas de BD são representadas através de classes e os registros de cada tabela são representados como instâncias das classes correspondentes, permite mapear inclusive herança que é uma característica do modelo orientado a objetos), de uma forma mais flexível que o LINQ to SQL, pois podemos usá-las com qualquer banco de dados relacional (Ingres, Firebird, SQLite, MySQL, Oracle, etc.) e não somente com o SQL Server. (Podemos usar outras fontes de dados também como XML)
PEQUENO PS SOBRE LINQ E LINQ TO ENTITIES:
O LINQ (Language Integrated Query) é um componente do .NET que disponibiliza mecanismos par efetuar consultas de propósito geral, com uma sintaxe parecida a da SQL (Structured Query Language).
O LINQ To Entities, o qual é uma implementação específica do LINQ, e em conjunto com o Entity Framework, provê facilidades de acesso e manipulação para os principais bancos de dados.Ele expande ainda mais as capacidades do Entity Framework, incorporando uma sintaxe de consulta próxima da linguagem do desenvolvedor, aumentando e muito a sua produtividade. Permite que o desenvolvedor escreva consultas para um banco de dados a partir da mesma linguagem utilizada para construir a lógica de negócio.
É importante destacar o fato de que o LINQ to Entities e o Entity Framework não são sinônimos. Muitos desenvolvedores têm associado o LINQ to Entities como uma tecnologia similar ao LINQ to SQL, o que é um erro. LINQ to SQL é uma solução OR/M completa, enquanto o LINQ to Entities é apenas uma linguagem de consulta do Entity Framework.
O LINQ to SQL é mapeado diretamente para as tabelas do banco de dados e o LINQ to Entities , leia-se aqui o Entity Framework, permite criar um modelo de objetos baseados nas tabelas do banco de dados qualquer.
O LINQ to Entities é dependente do ADO .NET Entity Framework para realizar o mapeamento objeto relacional.
Entity Designer é uma ferramenta visual que permite criar e modificar visualmente entidades, associações, mapeamentos e relacionamento de herança além de poder também validar um Entity Data Model.
Ao executar o assistente do Entity Data Model , um arquivo .edmx é criado na solução e aberto automaticamente no Entity Designer quando o assistente termina. Você também pode abrir o arquivo .edmx clicando duas vezes sobre ele.
O Entity Designer é constituído por:
Uma interface visual para edição do modelo conceitual. Você pode criar , modificar ou deletar entidades e associações:
Uma janela de Mapping Details para exibição e edição dos mapeamentos. Você pode mapear tipos de entidades ou associações para tabelas do banco de dados e stored procedures;
Uma janela Model Browser que fornece árvores de visões do modelo conceitual e do modelo de armazenamento;
Uma janela ToolBox para criar entidades, associações e relacionamentos de herança;
Nenhum comentário:
Postar um comentário